RHIPSALIS PUNICEODISCUS
FAMILIA DAS CACTACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
|
|
PLANTA |
FLOR |
FRUTOS |
FRUTO EM DETALHE |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: CAMUCIBA vem do tupi guarani e significa “Fruta de camuci ” que é o nome de 2 espécies de pássaros muito pequenos e amarelinhos: Tachuris rubrigastra e Serpophaga subcristata. Também chamada de: Cacto Macarrão, Cascata verde, Fruta de Camuci ou Fruta de Sebinho, Macarrão vegetal e Ripsalis comprido.
Origem: nasce sobre a forquilha das arvores ou no solo, sendo bastante comum na floresta atlântica, especificamente na floresta ombrofila densa e formações primarias e bem preservadas da floresta semidecidua; ocorrendo desde o Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul, Brasil. Mais informações no link:
http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Rhipsalis_puniceodiscus
Características: Planta herbácea (com ramos moles), epífita (nasce sobre as arvores) ou sobre pedras em grotas e na beira de cachoeiras. Os ramos são cilíndricos e pendentes de cor verde escura, sendo que os principais atingrem até 2,5 m de comprimento e os secundários que surgem em bifurcações subapical (na lateral do broto de crescimento do ramo) atingem até 1 m de comprimento por 0,5 a 0,9 mm de diâmetro. As flores são laterais ou subterminais nascendo nos ramos mais novos, medindo 1,2 a 1,5 cm de altura por 1,7 a 2 cm de diâmetro, tendo antese diurna (que se abre durante o dia), com pétalas esbranquiçadas de 7 a 8 mm de comprimento por 3 mm de largura, com estames (pequenos tubos masculinos) rosados. Os frutos são bagas de 7 a 1,3 cm de diâmetro, de cor arroxeada, passando para alaranjada e brilhante quando verde, depois, começa a ficar amarelo bem forte quando totalmente madura; contendo polpa gelatinosa e adocicada envolvendo sementes negras com 1,5 mm.
Dicas para cultivo: Pode ser cultivada em vasos com substrato feito de cascas, folhas e pedaços de galhos secos e apodrecidos; ou sobre forquilhas de arvores que tenham casca grossa ou no solo em canteiros altos do chão com substrato bem poroso e drenado. A planta resiste bem a geadas de até – 3 graus e suporta muito bom a falta de água por até 3 meses. Aceita bem a sombra, (mas o local deve ser bem iluminado) ou se exposta ao sol, suporta apenas o sol da manhã, precisando ser protegida do sol forte da tarde para que os ramos não fiquem rachados e queimados.
Mudas: As sementes são muito pequenas e dever ser postas numa peneirinha e lavadas em água corrente para retirada da polpa grudenta (mecanismo esse que ajuda a colar as sementes nas cascas de arvores), e secas no sol por 3 horas. Depois, é só semear superficialmente em substrato de terra vegetal. A germinação ocorre em 30-60 dias. O crescimento das mudas é lento atingindo 30 cm com 12 meses de plantio. Pode ser propagada mais facilmente por plantar pedaços de artículos maduros (com 8 a 15 cm de comprimento) podados da planta mãe e enterrando 2 a 3 cm da base em substrato rico em matéria orgânica. Mudas oriundas de sementes iniciam frutificação com 4 a 5 anos, mudas feitas de estacas frutificam com 1 a 2 anos.
Plantando: Deve ser plantada em local onde pegue o sol da manhã ou na sombra em local bem iluminado ou sobre arvores grandes e cascudas, onde penetrem raios solares. Os vasos devem ser rasos no máximo com 30 cm de altura e devem ser preenchidos com 40% de pedaços de casca de arvores e folhas apodrecidas ou casca de arroz curtida + 30% de terra vermelha fértil e 40% de matéria orgânica bem curtida. Uma vez por ano jogue no pé da planta umas 100 g de matéria orgânica bem curtida. A irrigação deve ser feita 2 vezes na semana se não houver sereno/orvalho ou chuva constante.
Cultivando: À medida que a planta for crescendo, os ramos podem ser amarrados para subirem no tronco da arvore; ou se a planta estiver plantada num vaso, estes devem estar a 2 m do chão para nos ramos ficarem pendentes e dar um efeito de cascata. Os ramos podem ser podados quando crescerem por mais de 2 m de comprimento. Os ramos das podas podem ser usados para fazer mudas. A cada 3 ou 4 anos convém tirar a planta do vaso para trocar de substrato ou ainda dividir a planta em 2 ou 3 vasos.
Usos: Frutifica de janeiro a março. Apesar de os frutos serem pequenos, tem sabor adocicado e agradável podendo ser consumido in natura. Os ramos tenros podem ser comidos crus ou depois de refogados. A planta é muito ornamental para ser cultivada dentro da casa em áreas ou varandas. Os frutos atraem diversas espécies de pássaros.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
VOLTAR PARA FRUTAS DO MATO OU PARA FAMÍLIA DAS CACTACEAS
.