PSYCHOTRIA CARTHAGENENSIS

 

FAMILIA DAS RUBIACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

 

 

 

 

 

 

FOTO

 

NÃO

 

DISPONIVEL

FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: SAYACA-IBA ou SANHAÇAIBA vem do tupi guarani, e significa “Fruta de Sanhaço” pelo fato de ser a fruta favorita dos Sanhaços (Thraupis sayaca) no inverno. Também é conhecida como: Fruta de Sanhaço, Cagezinho de cacho, Erva de Passarinho, Jaruvarana e Juruvarana.

 

ORIGEM: Espécie muito comum e presente em praticamente todos os biomas florestais do Brasil, estando presente nos principalmente no sub-bosque das matas. É de ampla distribuição podendo ter forma de arbusto ou arvore, aparecendo naturalmente desde a Costa Rica até a Argentina e Paraguai. No Brasil ocorre em praticamente todos os estados. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Psychotria_carthagenensis

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=fiugRwCyKK8

 

CARACTERISTICAS: Arbustos a arvoretas de 50 cm a 2,5 m de altura quando no sub-bosque ou arvore com 4 a 15 m de altura onde o solo e clima são propícios. Os arbustos tem caules roliços e glabros (sem pelos) com coloração esverdeada. As arvores tem tronco mais ou menos cilíndricos de 20 a 30 cm de diâmetro com casca irregular e partida em quadradinhos, com coloração acinzentada. Essa espécie pode ser facilmente identificada por se observar estipulas (tipo de folha modificada) entre os pecíolos abraçando parte do caule; essas são ovadas, de 0,5 a 1,5 cm de comprimento, de coloração morena com as bordas superiores ciliadas (como cílios) e com 2 tufos de pelos na metade de baixo. As folhas têm grande variação morfológica de acordo com o habitat, são opostas, cartáceas (com textura de cartolina), oblongas (mais longa que larga) medindo 3,5 a 18 cm de comprimento por 1,8 a 5 cm de largura; estando fixada por pecíolo (haste ou suporte) glabros (sem pelos) de 05 a 2,5 cm de comprimento. A lamina foliar tem dorso esbranquiçado na brotação, a base é cuneada (forma de cunha) e o ápice é agudo ou acuminado (com ponta longa ou curta). As flores são pequeninas com 3 a 4 mm e nascem em panículas (tipo de cacho piramidal) terminais de 4 a 16 cm de comprimento com ramificações pubescentes (coberta de pelinhos) contendo 15 a 95 flores brancas. Os Frutos são 2 pirenios (semente com casca ondulada) revestido de polpa vermelha quando madura, medindo 5 a 9 mm de diâmetro.  

 

Dicas para cultivo: Planta subtropical, rústica e muito adaptável tanto a ambientes secos ou úmidos (mais livres de encharcamentos), locais ensolarados ou sombrios, suportando secas de até 5 meses e a geadas de até – 2 graus negativos ao ar livre ou a geadas de até – 4 graus se estiver sob a copa de outras arvores. Pode ser cultivada em todo o Brasil em qualquer altitude, em solos bem drenados, com pH entre 4,5 a 6,5, que sejam profundos e ricos em matéria orgânica. Pode ser plantado em vasos, no solo, tanto à pleno sol ou na sombra onde frutifica fartamente.

 

Mudas: As sementes são pequenas e costadas, medindo 3 a 4 mm de comprimento e conservam o poder germinativo por até 1 ano se guardadas limpas e secas. As sementes devem ser semeadas em jardineiras com substrato feito de 50% de areia e 50% de matéria orgânica bem curtida. É bom cobrir com uma 0,5 cm de uma camada de substrato peneirado e compactar levemente. O índice de germinação fica em torno de 75% e ocorre em 60 a 90 dias. As plântulas devem ser transplantadas para sacos individuais quando atingirem 10 a 15 cm de altura. As mudas atingem 40 cm com 7 a 8 meses após a germinação. Formar as mudas em ambiente sombreado. As mudas originadas de sementes iniciam a frutificação com 2 a 4 anos dependendo do solo e tratos culturais.

 

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 2 ou 3 m entre plantas. As covas devem ter 40 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 20 cm da superfície 4 pás de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas, 300 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. A melhor época de plantar é nos meses de outubro a dezembro, após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. No primeiro ano a planta ainda não aprofundou o sistema radicular e por isso precisa receber irrigação a cada 20 dias até o pleno estabelecimento. Para plantar no vaso (de 50 cm de altura por 40 cm de largura) deve ser usado terra vermelha + 50% mistura indicada acima para as mudas, tomando o cuidado apenas de colocar uns 4 cm de pedra no fundo do vaso para ocorrer uma drenagem rápida.

 

Cultivando: Fazer apenas poda de formação e eliminar os ramos que nascerem cruzados ou deitados, podendo fazer podas de limpeza retirando galhos muito compridos e velhos que já produziram, estimulando assim novas brotações mais produtivas. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de matéria orgânica bem curtida + 20 gr de N-P-K 10-10-10, distribuindo em coroas a 20 cm do caule. A quantia de adubação deve ser dobrada até o 2ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente. Para uma boa produtividade é importante irrigar a planta 2 vezes na semana se estiver plantada em solo seco.

 

Usos: Frutifica em Maio a Agosto. Os frutos podem ser consumidos in natura e tem gosto semelhante ao fruto do café. Os frutos atraem inúmeras espécies de pássaros e são fonte importante de nutrientes para as aves pelo fato de amadurecerem em pleno inverno. As flores tem grande potencial apícola e a planta pode ser cultivada como ornamental só pela beleza dos cachos de frutos maduros. Essa espécie não pode faltar em projetos de revegetação e preservação permanente.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para família das Rubiáceas

 

.