EUGENIA MYRCIANTHES

 

FAMÍLIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

FRUTAS, POLPA E SEMENTES

Da variedade de Uba-jaí doce e fruto periforme

 

Fruta madura do ubajaí doce periforme

(leia observações abaixo)

 

 

 

 

 

ARVORE

FLORES

FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: UBÁ-JAÍ vem do guarani e quer dizer “Fruta torcida” pelo fato de o fruto ter formato desuniforme ou ser torto. Também é conhecido como Fruta de veado, Uvaião e Pêssego do mato.

 

Origem: Aparece nos Cerradões e florestas semideciduais desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, Brasil. Também ocorre em algumas formações florestais da Argentina e Paraguai. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Eugenia_myrcianthes

 

OBSEVAÇÕES: Depois de anos de procura pelo ubajaí-doce com gosto de abacaxi e manga e formato de pera, pude encontrar em 2022 um pé que transformou o que parecia um sonho (isto é, a história da minha avô que conheceu esse fruto nos anos 60 e 70 e depois nunca mais viu) em realidade, provei e plantei e é de fato verdade. As 2 primeiras fotos acima são desta variedade. Pode ser cultivada conforme a descrição abaixo e temos mudas e sementes nos meses de outubro a dezembro.  

 

Características: Arvore de 8 a 15 cm de altura, com copa aberta e ramificada. O tronco é tortuoso, com 30 a 60 cm de diâmetro quando a arvore encontra-se na mata, caracterizado por ter casca de cor castanho escuro, com manchas brancas, suberoso (um tecido protetor formado por células que morrem) e caniculado (com caneletas em V). Os ramos novos são avermelhados e velutinos (com superfície semelhante a veludo). As folhas são simples, opostas, coriáceas (de consistência rija como couro) quando velhas e membranáceas (textura delicada) quando jovens e notadamente pubescentes (cobertas de pelos finos) e prateadas no inicio da brotação; tornando-se verde escuro e glabra (sem pelos) na face superior e verde acinzentado na face inferior. A lamina mede 5 a 8 cm de comprimento por 2,5 a 4 cm de largura, sob pecíolo (haste de suporte) de 0,8 a 1 cm de comprimento. A base é arredondada e o ápice é cuspidado (termina em ponta fina) ou retusa (com pequena reentrância). As flores são hermafroditas, pedunculadas (com hastes longas), cíclicas (distribuídas em vários planos), diclamídeas (com dois envoltórios) e com simetria radial (órgãos dividido em fileiras); com bractéolas (tecido protetor) lineares (longo e estreito). Formadas de cálice (invólucro externo) tem 4 ou anormalmente 5 sépalas livres e a corola (invólucro interno) tem 4 ou anormalmente 6 pétalas brancas.

 

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido que pode ser cultivada em todo o Brasil. Aprecia solos vermelhos e arenosos com rápida drenagem da água das chuvas, e pH acido entre 4,5 a 6,0. É muito resistente a secas de até 6 meses sem chuva e suporta geadas de até -5 grau. A planta inicia a frutificação com 3 a 5 anos quando cultivada a partir de sementes.

 

Mudas: As sementes são grandes, com tegumento (casca) dura que pode ser armazenada por até 4 meses sem perder o poder germinativo. As sementes podem ser plantadas em jardineiras com no mínimo 10 cm de altura, contendo substrato arenoso e rico em matéria orgânica, deixados em pleno sol. A germinação se inicia com 35 a 65 dias e a repicagem ou transplante para sacos individuais pode ser feita quando a plântula atinge 10 cm de altura. Após o transplante, deixar as mudas na sombra por 1 mês e irrigar generosamente. Após pegas as mudas crescem 35 cm com mais 8 a 9 meses.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 6 x 6 m. As  covas devem ser preenchidas com 6 pás de cama de frango bem curtido, + 50 gr de N-P-K 10-10-10 e 500g de cinza, misturando tudo e deixando curtir por no mínimo 2 meses antes do plantio. A melhor época de plantio é agosto a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

 

Cultivando: A planta não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com pó de cerra ou capim seco para manter a umidade. A adubação pode ser feita com composto orgânico feito de 40% de folhas apodrecidas + 20% de esterco de galinha curtido, usando 6 pás + 50 gr de N-P-K 10-10-10, distribuídos numa coroa de 5 cm de fundura 15 cm de largura e a 20 cm do caule.

 

Usos: Frutifica nos meses de setembro a novembro. Os frutos são aquosos e tem gosto de Uvaia, Abacaxi e cebola. A melhor forma de utilizá-los é na forma de suco ou de vinagre ou vinho de uvaia de excelente qualidade. A arvore produz flores apícolas e não deve faltar em projetos de reflorestamentos pois seus frutos alimentam o Veado campeiro, o quati e diversos outros animais. A variedade de fruto periforme doce é ótima para o consumo in natura e para se fazer sucos, frizantes, geleias e sorvetes.

 

SAIBA MAIS SOBRE A NOMENCLATURA, ORIGEM, HISTÓRIA, DESCRIÇÃO DA PLANTA, PRATICAS CULTURAIS, PROPRIEDADES MEDICINAIS E NUTRICIONAIS

COMPRANDO O LIVRO “COLECIONANDO FRUTAS”

 

 Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do mato  ou   Voltar para Myrtaceae

 

.