COSTUS SPIRALIS

 

FAMILIA DAS COSTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

 

 

 

 

 

 

FOTO

NÃO

DISPONIVEL

FRUTOS MADUROS

FRUTOS, POLPA E SEMENTE

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: CAUBACAIA vem do tupi e quer dizer “Erva de caule acido”. Também é chamada de CANA DO BREJO FRUTIFERA ou ERVA ABACAXI.

 

Origem: É encontrado nas bordas de rios e nascentes sombreados de praticamente todas as formações florestais brasileiras, ocorrendo desde a floresta amazônica até a mata atlântica no estado de Santa Catarina. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Costus_spiralis

 

Características: Erva cespitosa (Cuja raiz emite vários caules) formando touceiras com caules que atingem 1 a 3 m de comprimento. Os caules são protegidos por bainhas de 5 a 20 mm de diâmetro e as folhas nascem em espiral ao longo do caule. As folhas são elípticas (compridas e estreitas) a obovadas (com ponta alargada), com textura papirácea (semelhante a papel) e totalmente glabra (sem pelos), medindo 8 a 30 cm de comprimento por 5 a 9 cm de largura. A inflorescência tem forma de ovo no estado inicial, se alongando até 24 cm de comprimento, com brácteas (tipo de folha modificada) côncavas (como barco), coriáceas (rijas) e avermelhadas. As flores são campanuladas (como sino), com lobos ou recortes de 3 a 4,5 cm. As cores variam do branco ao rosa ou até púrpura, no centro existem estames (pequenos tubos) vermelho de 2,5 a 3 cm de comprimento e estigma (órgão masculino) lamelado (com membrana delicada. O fruto é do tipo cápsula e mede 1 a 2 cm de comprimento por 6 a 15 mm de largura.

 

Dicas para cultivo: Planta subtropical, que gosta de solos bastante úmidos, embora possa ser cultivada em solos bem drenados e em locais ensolarados se houver irrigação. Ela prefere ambiente sombreado e pode ficar submersa por até 1 mês. Resiste bem a geadas de até – 3 grau e pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude.

 

Mudas: As sementes de cor preta e forma retangular, podendo ser armazenadas por mais de 1 ano se guardadas limpas e secas. Germinam em 40 a 60 dias com 85% de germinação. As mudas atingem 30 cm com 8 meses após a germinação. Formar as mudas em ambiente sombreado. A frutificação inicia-se com 2 a 3 anos, dependendo do solo e tratos culturais. Também multiplica-se por divisão dos rizomas. Pode ser cultivada em vasos com 40 cm de largura e 40 cm de altura usando substrato feito de 50% de matéria orgânica bem curtida e 50% de terra argilosa.

 

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 3 x 3 m; e após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 3 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 6 kg de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas, 200g de torta de mamona e 400 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir de outubro.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os ramos velhos que estiverem secando ou aqueles que estivem doentes ou quebrados. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 kg de composto orgânico bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 2ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente.

 

Usos: Frutifica em junho a setembro. O fruto é branco com casca fina e sementes pretas recobertas por arilo branco, farináceo adocicado e comestível in-natura. Os caules tenros ou jovens são usados para fazer suco no liquidificador, produzindo bebida muito refrigerante, diurética e acidulada, ótima para ser tomada gelada. O suco tem propriedade de expulsar pedras nos rins e bexiga. A planta é cultivada como ornamental.

 


Consulte-nos pelo e-mail 
hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do mato ou voltar para Costaceae

 

.