CINNAMODENDRON OCCHIONIANUM

(antes CAPSICODENDRON)

 

FAMILIA DAS CANELLACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

TRONCO

FRUTAS, POLPA E SEMENTES

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUAMARÍ vem duma língua indígena que quer dizer “Fruta que pica ou arde a língua”. Também chamado de Pimenteira ou Mucuri-uva pelo fato de o macaco mucuri ou mono-carvoeiro apreciar muito seus frutos.

 

Origem: Espécie rara e endêmica da mata atlântica do estado de São Paulo, Brasil. Mais informações no link:

 http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Cinnamodendron_occhionianum

 

Observações: descobri essa espécie em expedições na floresta atlântica em Julho de 2.012.

 

Características: Arvore de grande porte na floresta, com tronco cilíndrico, reto e com casca verrucosa e aromática e de coloração creme esbranquiçada. A arvore tem copa estreita e cilíndrica atingindo de 8 a 22 m de altura, e muitas vezes pode ser confundida vegetativamente com Capsicobendron dinisii que difere desta por ter frutos vermelhos e oblongos (mais longo que largo). As folhas de coloração verde escura e brilhantes, são simples, cartáceas (como cartolina), ovadas (forma de ovo) e com margem levemente revoluta (enrolada). A lamina mede 4 a 6,5 cm de comprimento por 2,6 a 4 cm de largura. A base e o ápice são orbiculares ou arredondados. As flores são brancas e nascem nos ramos com mais de 1 ano de idade. Os frutos são bagas redondas (Muito parecidas com jabuticabas) com casca fina e polpa esverdeada envolvendo 2 a 4 sementes bem parecida com grãos de canjicas. 

 

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento rápido, apreciando solos úmidos com terra preta, ou esbranquiça mais com boa quantidade de argila dissolvida; ou podem ser cultivada em solos vermelhos que conservem boa umidade e fiquem próximos a ribeirões, lagos ou brejosos com abundancia de água. Essa espécie gosta de pH acido entre 4,6 a 5,8. A planta é resistente a secas de até 3 meses e a geadas de até - 1 grau, sem nenhum dano para a planta. Pode ser cultivada em qualquer altitude e não pode faltar em projetos de reflorestamentos, pois seus frutos são apreciadíssimos por macacos. Pela experiência que tenho provavelmente a frutificação poderá se iniciar com 6 a 8 anos após o plantio.

 

Mudas: Sementes são esverdeadas com uma ponta e medem 6 a 11 mm de diâmetro, perdem o poder germinativo muito rapidamente e por isso devem ser plantadas logo que colhidas em no máximo 15 dias. A germinação inicia na primavera e leva de 40 a 80 dias se plantadas em substrato feito de 30% de terra argilosa ou turfosa, 30% de areia de rio e 40% de composto orgânico bem curtido. As mudas atingem 30 cm com 9 a 11 meses após a germinação.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada em solo úmido e se deve fazer uma cobertura para cortar a força dos raios solares em 50%. As covas devem ser abertas num espaçamento 5 x 5 m, e com 50 cm de largura, profundidade e altura, reservando os 30 cm de solo fértil iniciais, para misturar com 8 kg de esterco bem curtido, 300 g de calcário e 500 g de cinza de madeira. Deixar curtir por 2 meses e fazer o plantio entre outubro a dezembro. Depois é só irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

 

Cultivando: A planta cresce moderadamente e é muito importante fazer capinas periódica e deixar o pé da planta com cobertura morta para manter a umidade. Fazer podas de formação para eliminar as brotações que surgirem na base do caule ou ramos cruzados. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg de cama de frango bem curtido + 30 g de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 30 cm do tronco.

 

Usos: Frutifica de junho a agosto. Os frutos são na forma e cor bem semelhantes a jabuticaba, mas tem gosto picante e de gengibre aquecendo o paladar. Os frutos são um condimento especial para carnes, tortas e sopas. As flores são apícolas e a arvore é muito rara e por isso precisa ser cultivada com urgência para assegurar sua preservação.


Consulte-nos pelo e-mail
 hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

  

Voltar para Frutas do mato ou voltar para família das Canellaceas

 

.