CEREUS JAMACARU

 

FAMILIA DAS CACTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLOR

 

 

 

 

 

FOTO

 

NÃO

 

DISPONIVEL

FRUTO

FRUTO, POLPA E SEMENTES

 

 

NOMENCLATURA e significado: Mandacarú do tupi “Arvore ou fruta de espinheiro que se come”. Também chamado de Tuna, Cacto candelabro, Jamacaru e Pytaia arbórea.

 

OBSERVAÇÕES: OS FRUTOS SÃO DOCES E COMESTIVEIS, E CONSIDERO SER DA MESMA CATEGORIA DA PITAYA E NÃO SEI PORQUE NÃO É CULTIVADO COMERCIALMENTE NO BRASIL; ENQUANTO QUE EM ISRAEL EXISTEM FAZENDEIROS QUE FICARAM RICOS COM O CULTIVO COMERCIAL DESSA FRUTIFERA.

 

Origem: Nativo de diversas formações vegetais onde o solo é arenoso ou onde o clima é semi-árido. Aparece na maioria dos estados nordestinos e centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Cereus_jamacaru

 

Características: Pode crescer até 16 m de altura se estiver no meio da mata fechada. A medida que a planta cresce, inúmeros cladódios ou hastes ramificadas e ascendentes (que crescem na vertical), paralelos entre si, que nascem na base ou no topo dos ramos com tamanho de 40 cm a 4 m de comprimento por 10 a 26 cm de diâmetro. As brotações jovens são verdes azuladas com uma espécie de lã cinzenta e espinhos marrons de 1 a 6,5 cm de comprimento no ápice obtusos (arredondados) e imersos (escondidos pela lã e espinhos). As constrições de crescimento são bem marcadas por artículos ou juntas e toda a planta é coberta de um tipo de cera. Cada haste possui 4 a 6 costelas os vértebras de 4 a 8 cm de altura e 2 a 3,5 cm de espessura, separados por sulcos profundos. As aréolas no tronco atingem até 2,5 cm de diâmetro, com inúmeros espinhos divergentes de coloração marrom enegrecido, coalescentes (bem unidos) e finalmente se tornam caducos (caem naturalmente). As flores são infundibuliformes (com forma de funil), solitárias, surgem na lateral ou são subapicais (nascem um pouco abaixo do ápice ou ponta) são brancas e na antese (abertura da flor que geralmente é noturna) estas medem de 10 a 20 cm de diâmetro. Os frutos são elipsóides (arredondados e compridos), medem de 5 a 15 cm de comprimento por 7 a 12 cm de largura, pesam de 150 a 300 gramas.

 

Dicas para cultivo: É uma planta rústica e pouco exigente as condições climáticas. A planta encontre seu limite de resistência a -7 graus negativos e pode resistir a temperaturas superiores aos 45 graus no verão nordestino. Aceita chuvas com índice baixo de 511 mm a auto,  com 2,600 mm anuais desde que o solo seja bem drenado. Pode ser cultivada em qualquer altitude, apreciando solos pedregosos, arenosos e calcáricos com pH entre 5,0 a 7,2. Deve-se evitar os solos argilosos ou aqueles na beira de rios que passam por inundações periódicas

 

Mudas: Pode ser reproduzida por pedaços de cladódios (hastes) que devem ser cortadas preferencialmente nas articulações para facilitar o enraizamento. As estacas devem ficar em ambiente semi-sombreado, na vertical e a base encostada na terra, dessa forma as primeiras raízes surgirão em aproximadamente 2 meses, quando já poderão ir para o plantio em lugar definitivo e neste caso a planta iniciará a produção com 2 a 3 anos de idade. As sementes devem ser semeadas logo que colhidas em substrato composto de 50% de areia e 50% de folhas secas moídas. A germinação ocorre em 25 a 45 dias. As mudas atingem 30 cm com 8 a 10 meses. Plantas oriundas de sementes começam frutificar com 6 a 7 anos de idade.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como na meia sombra em reflorestamentos. Como planta decorativa pode ser plantada em renques ou fileiras na beira da estrada com espaçamento de 3 x 3 m. No pomar domestico plante num espaçamento de 4 x 4 m entre plantas. As covas devem ser preparadas três meses antes do plantio e devem ter 40 cm de largura, profundidade e altura; acrescente aos 20 cm da terra de superfície 5 kg de composto orgânico bem curtido, 500 g de calcário, 500 g de cinza e 100 gramas de fosfato de roxa.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os ramos que nascerem na base do tronco ou para dentro da copa. Para a adubação, basta abrir uma coroa a 30 cm de distancia do caule e colocar 5 kg de matéria orgânica, 30g de nitrogênio ou uréia no inicio das chuvas ou plantar amendoim forrageiro (arachis pintoii) que produzirá nitrogênio naturalmente.

 

Usos: Frutifica de janeiro a março. Planta de belo aspecto ornamental, Frutos com casca lisa e avermelhada são muito atraentes. para comer é só cortar no meio retirar a polpa gelatinosa, refrescante e saborosa com ajuda de uma colher.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para família das Cactáceas

 

.