CAMPOMANESIA SSP. (nova espécie)
FAMILIA DAS MYRTACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
|
|
ARVORE |
FLORES |
FRUTOS |
FRUTOS, POLPA E SEMENTES |
NOME INDIGENA: CAMBUCÍ AÇÚ vem do tupi guarani e significa “fruta semelhante a um pote que os índios usavam, chamado Camussí” e o adjetivo Açu quer dizer “grande”. Também é chamada de Guabiroba gigante.
Origem: Espécie rara e restrita a floresta atlântica de Caratinga, Minas Gerais e parte do estado do Espírito Santo. Mais informações no link:
http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Campomanesia
Características: Arvore pequena de 2 a 3 m de altura, com copa cilíndrica, com tronco curto e fino com casca descamante em praças irregulares de cor pardacenta. Os ramos e folhas novas são pubescentes e fuscos (cobertos de pelo como veludo). As folhas são simples, opostas, com textura subcoriácea (um pouco mais fina e rija do que o couro) medindo 4,5 a 7 cm de comprimento por 1,6 a 2,5 cm de largura. A lamina foliar tem forma oblonga (mais longa que larga) com base ovada e o ápice é acuminado (ponta que se afina). As flores são solitárias, hermafroditas, pentâmeras, isto é, organizadas com números de 5 sépalas carnosas com formato triangular e 5 pétalas. A flor mede 1,3 a 2,2 cm de diâmetro e nascem nas axilas das folhas.
Dicas para cultivo: Arvore de crescimento moderado e é resiste a geadas de -2 grau, vegeta bem em qualquer altitude. Pode ser cultivada tanto na sombra como no sol e em vasos grandes com 40 cm de boca e 50 cm de altura. O solo pode ser profundo, úmido, acido, com constituição arenosa, pH entre 5,0 a 6,6 e com boa fertilidade natural. A arvore inicia a frutificação a partir do 2 ou terceiro ano. A melhor época de plantio é o mês de novembro.
Mudas: As sementes são achatadas, esbranquiçadas e recalcitrantes (perde o poder germinativo rapidamente). Devem ser plantadas logo que colhidas, 1 por saquinho contendo substrato com 50% de terra e 50% de matéria orgânica. A germinação inicia com 30 a 70 dias. As mudas atingem com 25 cm de altura com cerca de 9 a 10 meses no viveiro.
Plantando: Em pleno sol plante no espaçamento 4 x 4 m e na sombra use espaçamento de 3 x 3 m. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e devem ser preenchidas com 6 pás de composto orgânico, 1 kg de cinza e 500 gramas de calcário, deixando curtir por aproximadamente 2 meses antes de plantar. A Melhor época de plantio é de outubro a novembro. A partir do terceiro ano, irrigue somente quando faltar água na época da florada.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. A adubação anual deve ser feita a partir do 2 ano e deve ser gradual, começando com 2 kg de composto orgânico (acrescentando 1 kg a cada ano) e 20 gramas de N-P-K na formula 10-10-10 (acrescentando 10 gramas a cada ano até o quarto ano). A irrigação é necessária para uma frutificação farta e regular.
Usos: Frutifica de março a junho. Os frutos maduros podem ser consumidos in natura apesar de serem ácidos. A melhor forma de aproveitá-los é na fabricação de geleias, sorvetes e sucos ou batidas deliciosos.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para Myrtaceae
.