MYRCIA GLOMERATA

 

Antes: CALYPTRANTHES CONCINNA

FAMÍLIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

ARVORE

FLORES

FRUTOS

FRUTOS

 

NOME INDIGENA: Guamirim-facho do tupi “Fruta pequena” e o termo facho quer dizer “Buquê de flores”. Também chamada de Guamirim de flor rosada, Cambuí ornado, ou Guamirim enfeitado (Traduzido do nome cientifico Concinna – do latim quer dizer enfeitado, ornado).

 

Origem: Em varias formações florestais primarias desde o sul de Minas Gerais até Rio Grande do Sul, chegando no Uruguai e Paraguai. Mais informações no link:

 http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Myrcia_glomerata

 

Características: Arvoreta com múltiplos caules ou tronco tortuoso de casca grisálida, crescendo de  2 a 4 metros de altura. A folha tem pecíolo (haste ou suporte) de até 8 mm de comprimento e os ramos novos e brotações são avermelhadas e pelinhos densos esbranquiçados ou salpicados de cor vermelho-amarelada. As folhas são simples, cartáceas (como cartolina), oval e oblongas, com ápice alongado e ponta arredondada, medindo 3,5 a 6 cm de comprimento por 1,5 a 2,4 cm de largura. As flores são um espetáculo a parte porquê essa espécie perde todas as folhas no outono e floresce em Junho ou Julho, com milhares de cachos do tipo dicásio (com 1 a 3 flores) com sépalas rosadas e brilhantes dando a planta uma beleza hibernal incomparável. Os frutos são pequenas bagas com 7 a 9 mm de diâmetro, de cor preta quando madura, atraindo muitas espécies de pássaros.

 

Dicas para cultivo: Planta subtropical que pode ser cultivada em qualquer altitude, sendo também muito resistente a seca de até 6 meses e a geadas de até – 3 grau. Pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer tipo de solo que drenem bem as águas da chuva ou até solos argilosos, sujeito a inundações na beira de rios. Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos mistos. Também pode ser cultivada em vasos pequenos ou grandes.

 

Mudas: As sementes são esverdeadas pequenas e recalcitrantes (que perdem o poder germinativo rapidamente). Elas germinam facilmente num período de 10 a 20 dias se plantadas em canteiros com substrato rico em matéria orgânica. Quando as plântulas atingirem 10 cm de altura podem ser transplantadas para embalagens individuais. Formar as mudas em pleno sol. A frutificação inicia-se com 1 a 2 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

 

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 3 x 3 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 40 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 25 cm da superfície 8 kg de matéria orgânica bem curtida, 500 g de cinzas e 300 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito em outubro. Para plantar nos vasos use substrato feito com 50% de terra vermelha, 30% de matéria orgânica e 20% de areia saibro de reboco.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. É uma planta que pode ser moldada e podada a gosto do cultivador. Adubar com composto orgânico, pode ser 3 kg composto orgânico bem curtido + 20 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois adubar anualmente com a mesma quantia no inicio da primavera.

 

Usos: Frutifica em agosto a outubro. Os frutos tem sabor que lembra a pitanga e o jambolão, ótima para atrair pássaros. As flores são apícolas, especialmente para abelhas nativas. A planta em flor é ornamental de magnífica beleza.  

 

 Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para família das Myrtaceas

 

.