BUTIA PARAGUAYENSIS

 

 

FAMILIA DAS ARECACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. SENDO ASSIM, PODERÁ COLABORAR COM O PROJETO ADQUIRINDO: NOSSAS SEMENTESNOSSAS MUDAS OU NOSSAS PUBLICAÇÕES: GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.

 

FRUTAS MADURAS

PKANTA

FLORES

FRUTAS EM DETALHES

  

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Butiá vem do Tupi e significa “Fruto de fazer vinagre”. Também é chamado de Butiá do cerrado; Coquinho abacaxi ou Coco vassoura.

 

Origem: Nativas dos campos e cerrados do Brasil central até o norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Mais informações no link:

http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Butia_paraguayensis

 

Características: Palmeira com caule único, bastante curto e recoberto pelas bainhas das folhas caídas. As folhas em numero de 6 a 18 são pinadas (como pena), com raque (nervura central) de 60 a 110 cm de comprimento) com laminas com distribuição em V, medindo 35 a 55 cm de comprimento. A planta é facilmente identificada pelas laminas verdes esbranquiçadas e opacas e alguns espinhos na base das folhas ou entre as fibras. As inflorescências saem do meio das folhas, com flores amarelo palha e perfumadas na antese. Os frutos são drupas (com uma semente) de 2 a 3 cm de diâmetro e com acúmen ou ponta.

 

Dicas para cultivo: é uma planta de crescimento bem lento nos primeiros 3 anos, que adapta-se a vários tipos de solos de drenagem rápida, ricos em matéria orgânica e profundos. É resistente a geadas de até -5 grau e a secas prolongadas. A planta frutifica tanto na sombra (50%) como em pleno sol.

 

Mudas: As sementes conservam-se por longo tempo (8 anos) e germinam sem nenhum tratamento entre 120 dias a 2 anos. Para acelerar a germinação a casca deve ser trincada e a semente deve ficar submersa em água por 48 h. Plantar em embalagens contendo substrato feito de 40% de terra, 40% de areia e 20% de matéria orgânica bem curtida feita de galhos e folhas triturados. As mudas crescem lentamente, e vão ter 4 folhas definitivas após 2 anos, quando já podem ser plantadas. Frutifica em 6 a 8 anos após o plantio.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 m. As  covas devem ter 50 cm nas três dimensões e ser preparadas, misturando 4 a 5 pás de matéria orgânica aos 25 cm de terra da superfície da cova; adicionando + 50 gramas de farinha de osso e 50 gramas de torta de mamona. Para saber como fazer um bom plantio, clique aqui. A melhor época de plantio é dezembro a janeiro, convém irrigar com 20 de água após o plantio e a cada 20 dias se não chover, não é necessário fazer adubação química até o terceiro ano.

 

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, é ideal para ornamentar jardins e praças. Adubar com 3 a 5 pás de composto orgânico feito galhos e folgas triturados + 50 de farinha de chifre e casco de boi. Distribuir os nutrientes superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro. É preciso fazer capinas regulares para que o mato não sufoque a planta.

 

Usos: Frutifica de dezembro a fevereiro. Os frutos têm gosto que lembra o abacaxi, podem ser consumidos in natura e são ideais para fazer suco e quando fermentado produz ótimo vinagre. A planta pode ser cultivada como ornamental e as flores produzem néctar e pólen para as abelhas nativas.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja assista os vídeos no nosso canal em: https://www.youtube.com/@colecionandofrutas/videos

Ou – acompanhe-nos no Facebook Ou no Instagran: https://www.instagram.com/projeto_colecionandofrutas/  

 

Voltar para frutas do mato ou Voltar para arecaceae