BROSIMUM GAUDICHAUDII

 

FAMILIA DAS MORACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

FRUTAS

FRUTAS, POLPA E SEMENTES

 

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Apinima vem do tupi guarani e significafruta pintada” ou Myrá-pinima “madeira pintada”, características bem evidentes nessa espécie. Também chamada de mama-cadela, Manacá do campo, ou chiclete do cerrado.

 

Origem: Muito freqüente nos cerrados e Cerradões desde a Amazônia até o estado do Paraná, Brasil. Mais informações no link:

http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Brosimum_gaudichaudii

 

Características: Arbusto pequeno de 2 a 5 metros de altura com ramos longos e flexíveis, caracterizado pelo escorrimento de látex quando a casca do tronco é ferida. As folhas são oblongas (mais longas que largas), coriaceas (de consistência rija), pubescentes (cobertas de pelos na face inferior) e com nervuras salientes, medindo de 5 a 13 cm de comprimento por 2 a 4 cm de largura. As flores masculinas numerosas, com um só estame e as flores femininas são globosas com glândulas nectaríferas e dois estigmas de recepção do pólen; ambas se formam em glomérulos com inúmeras flores de ambos os sexos. 

 

Dicas para cultivo: Arvore de crescimento lento e que se desenvolve em qualquer tipo de solo com boa fertilidade natural e bem drenado em local bastante ensolarado. Pode ser cultivada em todo o Brasil, pois resiste a geadas de até – 2 grau e a secas não muito longas. Desenvolve-se até em solos pedregosos.

 

Mudas: As sementes são grandes e arredondadas e perdem o poder germinativo rapidamente. É melhor plantar em embalagens individuais contendo substrato arenoso. A germinação ocorre em 40 a 60 dias, e as mudas crescem atingem 30 cm com 9 meses de idade, e apreciam ambiente ensolarado para formação. A frutificação inicia-se com 4 a 6 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos mistos, pois os frutos que alimentam diversos pássaros e animais. No pomar planta-se num espaçamento de 4 x 4 m, em covas profundas com 30% matéria orgânica e 30% de areia saibro. Irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses e cobrir a superfície da terra com capim seco ou serragem para manter a umidade.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg de cama de frango bem curtida + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.

 

Usos: Frutifica em outubro a dezembro. Os frutos maduros adquirem a coloração amarelo alaranjada, são muito doces, tem polpa que pode ser mascada como chiclete. Podem ser consumidos in-natura e na forma de doces e sorvetes.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do mato  ou Voltar para moraceae