ALLAGOPTERA ARENARIA

 

FAMÍLIA DAS ARECACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. SENDO ASSIM, PODERÁ COLABORAR COM O PROJETO ADQUIRINDO: NOSSAS SEMENTESNOSSAS MUDAS OU NOSSAS PUBLICAÇÕES: GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.

 

 

 

FRUTOS POR AMADURECER

INFLORESCENCIA

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

PLANTA

 

 

NOME INDIGENA: Caxandó vem do Tupi e significa Ca – folha, Xandó- torcido, desordenado,  cruzado ou seja palmeira de folhas cruzadas” pois as folhas são inseridas em planos diferentes ao longo da raque ou talo.  Também chamada de Buri da praia, Gurgurí caxangó e purunã.

 

Origem: Nativa e endêmica das praias litorâneas e restingas do Sergipe até o Paraná, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Allagoptera_arenaria

 

Características: Palma com caules simples e múltiplos que cresce e forma touceiras de 1,5 a 3 m de altura. Folhas com raque de 80 a 125 cm de comprimento com pinas ou folíolos em grupos e cruzadas entre si, medindo 24 a 36 cm de comprimento. O caule subterrâneo é muito curto e os frutos são coquinhos com polpa fibrosa, aromática, bastante unidos, semelhante a espiga de milho.

 

Dicas para cultivo: é uma planta de crescimento lento nos 2 anos iniciais após o plantio, depois cresce mais rápido. Apesar de ser originarias de onde o solo é arenoso (tipo areia branca de rio), a planta adapta-se a vários tipos de solos de drenagem rápida. É resistente a secas e tolera geadas de até -3 grau negativos, sem sofrer nenhum dano. A planta só frutifica em pleno sol e deve ser plantada em terra que seja profunda e na cova que deve ter 40 cm de largura e comprimento e 50 a 60 cm de profundidade, se deve misturar 2 a 3 pás de areia de rio.

 

Mudas: As sementes são grandes, se guardadas em local seco e sombreado conserva o poder germinativo por até 2 anos. Recomendo plantar as sementes frescas logo que despolpadas, colocando 2 semente por embalagem individual contendo substrato feito de 40% de terra, 40% de areia e 20% de matéria orgânica bem curtida feita de galhos e folhas triturados. A germinação fica em torno de 80%, germinando com 60 a 120 dias, e as mudas crescem lentamente atingindo 25 cm com 12 a 13 meses após a germinação. As mudas atingem 35 cm de comprimento em 20 meses de cultivo. Começa a frutificar com 4 anos.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 3 x 3 m. Melhor época de plantio é dezembro a janeiro, convém irrigar com 10 de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. As covas devem ser abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 4 a 5 pás de matéria orgânica aos 25 cm de terra da superfície da cova; adicionando + 50 gramas de farinha de osso e 50 gramas de torta de mamona. Para saber como fazer um bom plantio, clique aqui. A melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover até o 4 mês após o plantio. Pode ser plantada em vasos de 50 cm de altura por 40 cm de largura; tomando o cuidado apenas de colocar uns 4 cm de pedra no fundo do vaso para ocorrer uma drenagem rápida, utilizando substrato feito de 40% de terra vermelha, 20% de areia de rio, e 40% de composto feito de galhos e folhas triturados; adicionando a mistura 30 gramas de farinha de osso e 30 gramas de torta de mamona.

 

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, é ideal para ornamentar jardins. É necessário fazer capina regular e manter o entorno da planta com cobertura morta! Adubar com 3 a 5 pás de composto orgânico feito galhos e folgas triturados + 50 de farinha de chifre e casco de boi. Distribuir os nutrientes superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro. Para adubar planta no vaso use 20 gramas de farinha de osso e 20 gramas de torta de mamona e 1 pá de composto orgânico bem curtido.

 

Usos: Frutifica de novembro a fevereiro. A polpa é comida in natura ou transformada em doces e geleias. A planta pode ser cultivada como ornamental ou em projetos de revegetação da restinga, pois seus frutos alimentam a fauna em geral!


Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja assista os vídeos no nosso canal em: https://www.youtube.com/@colecionandofrutas/videos

Ou – acompanhe-nos no Facebook Ou no Instagran: https://www.instagram.com/projeto_colecionandofrutas/  

 

Voltar para Frutas do Mato  ou  Voltar para arecaceae

 

.