ALIBERTIA EDULIS

 

FAMÍLIA DAS RUBIACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

ARVORE

FLOR MASCULINA ACIMA E FLOR FEMININA ABAIXLO

FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

NOME INDIGENA: PURUÍ vem do Tupi-guarani e quer dizer “Fruta acre e doce” isso porque lembra o sabor forte do doce de marmelo, com um doce muito agradável. Também é chamado de Marmelada ou Goiaba preta.

 

Origem: Cerrados do Pantanal e formações florestais primárias da Amazônia. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Alibertia_edulis

 

Características: Arvore pequena, dióica com flores masculinas e femininas em arvores separadas. A copa é cônica de até 4 m de altura, a copa é estreita de até 3 m de largura na base e 50 cm no ápice. O tronco tem, fissuras quadriculadas e coloração negra. Não dá para diferenciar plantas antes que floresça. As flores femininas são grandes e solitárias, as masculinas são pequenas e aglomeradas. Os frutos medem 4 a 8 cm de diâmetro e ficam marrons escuros quando totalmente maduros.

 

Dicas para cultivo: Arvoreta de crescimento rápido, apreciando solos vermelhos e argilosos com rápida drenagem da água das chuvas e pH por volta de 5,5. É resistente a geadas leves de até 0 grau mais pode resistir até -3 graus se cultivada debaixo de outras arvores resistentes, frutificando menos por causa da sombra. Plantar sempre 3 ou 4 mudas próximas pelo fato de não se saber com antecedência qual muda é feminina ou masculina.

 

Mudas: Sementes conservam-se em frascos escuros e secos por até 1 ano, germinam em 40 a 60 dias no verão. Convém semear 3 sementes por embalagem e depois fazer o desbaste. As plântulas com no máximo 5 cm resistem bem ao plantio, maiores que isso pode haver grande mortalidade das plântulas. As mudas atingem 30 cm de altura com 6 a 7 meses de vida. O melhor substrato é aquele feito com latossolo vermelho.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 4 x 4 ou 5 x 5 m. Fazer covas grandes e com pelo menos 50% de composto orgânico bem curtido e pelo menos 500 gramas de cinza de madeira. Melhor época de plantio é novembro a janeiro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.

 

Cultivando: A planta cresce rápido e não necessita de cuidados especiais, apenas as covas devem ser profundas, pois a planta tem raiz profunda. Fazer podas de formação. Adubar com composto orgânico, pode ser (6 litros) cama de frango + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 50 cm do tronco.

 

Usos: Frutifica de outubro a março, Os frutos são consumidos in natura, a polpa feita com gelatina sem sabor dá uma sobremesa deliciosa. Também se pode fabricar geleias, sucos e sorvetes.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 SAIBA MAIS SOBRE A NOMENCLATURA, ORIGEM, HISTÓRIA, DESCRIÇÃO DA PLANTA, PRATICAS CULTURAIS, PROPRIEDADES MEDICINAIS

COMPRANDO O LIVRO “COLECIONANDO FRUTAS”

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou para Voltar para rubiaceae