ACROCOMIA TOTAI

 

FAMILIA DAS ARECACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. SENDO ASSIM, PODERÁ COLABORAR COM O PROJETO ADQUIRINDO: NOSSAS SEMENTESNOSSAS MUDAS OU NOSSAS PUBLICAÇÕES: GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.

 

 

CACHO COM FRUTAS MADURAS

PLANTA

DETALHES DOS ESPINHOS

DETALHES DO TRONCO

 

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO : BOCAIUVA “fruta dura de quebrar”, OU MACAUBA CAULE LISO

 

Origem e distribuição: endêmica de solos arenosos e calcários do Pantanal no Mato Grosso do Sul, em São Paulo, Tocantins e na Bolívia e norte da Argentina.  Mais detalhes no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Acrocomia_totai

 

Características: palmeira de caule único de 4 a 15 m de altura. Apesar de se parecer com o jerivá (Syagrus romanzoffiana) seu caule tem varias sintas de espinhos pretos com 5 a 8,5 cm de comprimento. As folhas com 150 cm a 235 cm de comprimento tem folíolos ou pinas (como pena) em grupo de 2 ou 3. toda superfície da folha é coberta de espinhos. As flores em numero de 280 a 425 nascem em cachos entre as folhas. O cacho com frutos maduros pode pesar de 10 a 20 kg.  

 

Dicas para cultivo: É palmeira muito resistente a baixas temperaturas (até – 6 graus), aprecia terrenos de formação arenosa ou argilosa que tenham boa drenagem. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 800 m de altitude. A planta resiste a seca e a encharcamentos ocasionais. A planta tem crescimento lendo e só frutifica a partir dos 10 anos de idade. 

 

Mudas: As sementes estão dentro de um coco muito duro que só pode ser aberto com ajuda de uma boa morsa. As sementes sem casca germinam em 60 a 120 dias se semeadas em substrato arenoso e rico em matéria orgânica. as mudas crescem lentamente e atingem 30 cm com 2 anos de idade. É melhor plantar no campo nos meses de inverno para não sofrer queimadura do sol.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m. As covas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 4 a 5 pás de matéria orgânica aos 25 cm de terra da superfície da cova; adicionando + 50 gramas de farinha de osso e 50 gramas de torta de mamona. Para saber como fazer um bom plantio, clique aqui. Após o plantio, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover até o 4 mês após o plantio. 

 

Cultivando: Fazer capinas ou coroamento periódicos pois a planta morre facilmente se sufocada pelo mato. As folhass velhas caem naturalmente, tem espinhos e por isso a planta não deve ser cultivada próximo de casas ou ambientes onde ficam as pessoas. Adubar com 3 a 5 pás de composto orgânico feito galhos e folgas triturados + 50 de farinha de chifre e casco de boi. Distribuir os nutrientes superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro. 

 

Usos: Frutifica de outubro a março. O arilo que envolve as sementes é comestível e pode ser usado para fazer suco. A amêndoa que está dentro do caroço é saborosa e muito nutritiva podendo ser usada da mesma forma que o coco e outras castanhas.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja assista os vídeos no nosso canal em: https://www.youtube.com/@colecionandofrutas/videos

Ou – acompanhe-nos no Facebook Ou no Instagran: https://www.instagram.com/projeto_colecionandofrutas/  

 

Voltar para fichas de Frutas do mato ou para Arecaceae

 

.